terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMO ESTUDAR A BÍBLIA SOZINHO (Parte XVI) APRESSANDO O PROCESSO DE APRENDIZADO


(Publicação de postagens maravilhosas do livro "Como Estudar a Bíblia Sózinho", de Tim Lahaye, o famoso escritor de "Deixados para trás".  Postarei em partes, como um verdadeiro curso, não muito extenso, como o livro.   De agradável leitura, muito útil, nos trará muitas inspirações e bençãos)



APRESSANDO  O  PROCESSO  DE  APRENDIZADO


"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanta ele faz será bem sucedido" (Sl.1:1-3).
"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? observando-o segundo a tua palavra."
"Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti" (Sl 119.9 e 11).
A ciência afirma que existem cerca de doze bilhões de células no cérebro da média dos homens, e que a maioria das pessoas faz uso de apenas 10% de seu potencial mental. Antes de existirem as anotações em blocos de pedra e a escrita manual, tão conveniente para nós, as pessoas tinham o hábito de guardar na memória tudo quando ouviam; era a única maneira de evocar os fatos passados, quando necessitavam fazê-lo.
Nos últimos anos, tem havido um avivamento desta ante perdida da memorização, e já notei que aqueles que a usam para estudar a Bíblia, crescem na vida espiritual bem rapidamente. Dawson Trotman, o fundador do grupo "Navegadores", talvez seja a pessoa que levou mais cristãos a memorizarem a Palavra de Deus neste século XX. Ele disse: "Nada paga dividendos mais elevados na proporção do tempo investido, do que o hábito de gravar a Palavra de Deus nas tábuas do coração." Já vi muitas pessoas darem verdadeiros passos de gigante, na vida espiritual, logo que começaram a memorizar as Escrituras.

QUALQUER PESSOA CONSEGUE MEMORIZAR

A maioria das pessoas se queixa de um bloqueio mental, quando se fala em memorizar, mas somente em casos muito raros é que isto é verdade. Na maioria das vezes, trata-se de um caso de falta de verdadeiro interesse e de aplicação. Se eu perguntasse a alguém seu endereço e número de telefone, ele não teria o mínimo problema em lembrá-los. Qualquer pessoa que pode fazer isto, pode decorar a Bíblia. Sinceramente, a memorização da Bíblia exige dedicação e esforço, mas resulta em maiores dividendos para a vida espiritual que qualquer outro método de estudo bíblico que conhecemos.

OS BENEFÍCIOS DA MEMORIZAÇÃO

1. Dá-nos vitória sobre o pecado
"Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti" (Sl. 119:11). Nada melhor para deter a tentação do que a Palavra de Deus armazenada na mente. Muitos cristãos derrotados, escravizados ao pecado, tornaram-se gigantes espirituais, estudando a Palavra de Deus. A maioria dos pecados que "tenazmente nos assedia" não nos toma de assalto. Na verdade, eles nos levam a transpor lentamente a linha que separa a tentação da desobediência. Quando a tentação ergue sua pavorosa cabeça, a luz vermelha da Palavra de Deus se acende em nossa mente, e muitas vezes consegue deter nossos passos. Cada vez que damos atenção à Palavra de Deus e resistimos ao impulso de pecar, estamos nos fortalecendo na vida espiritual, e tornando mais remota a possibilidade de cairmos na próxima tentação. A vitória sobre o pecado é um processo gradual, e a memorização da Bíblia acelera este processo.



2. Ajuda-nos a vencer as preocupações
As preocupações, ansiedades e temores são tão naturais ao homem, como é para os castores a construção de seus diques. É por isso que a Palavra de Deus tem tanto a dizer a respeito de "não temer", "não vos perturbeis", "não vos inquieteis com o dia de amanhã". Mas estas determinações das Escrituras não serão de nenhum valor para nós, se não estiverem cimentadas em nossa mente, para quando precisarmos delas.
Em minhas funções de pastor, reitor de faculdade, fundador dos seminários de "Family Life" e de uma escola evangélica de primeiro e segundo graus, tenho sido tentado a sentir medo quando me vejo diante de orçamentos no valor de cinco milhões de dólares anuais. Quando olho para a nossa economia, para os muitos lares que dependem desses ministérios para o seu sustento, sinto a tentação de entrar em pânico, principalmente em tempos de depressão econômica ou de inflação. Em tais momentos, minha casa do tesouro de versos memorizados me dá um imenso alívio, inundando minha mente com os princípios divinos. O fato de reclamarmos: "O que vou fazer agora?" não nos ajuda em nada. Mas quando repasso mentalmente a promessa divina "Meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades", isso me ajuda.

3. Dá-nos segurança ao testemunharmos de nossa fé
Logo que nos tornamos crentes, temos um desejo natural de vermos outros conhecerem a Cristo. Mas o temor frio e cortante nos domina; ele é o empecilho mais comum ao testemunho. O maior temor que a maioria dos crentes enfrenta é o receio de não saber o que dizer, ou então de dizer algo errado. Isto pode ser quase que totalmente eliminado, se formarmos o hábito de decorar versículos-chave. Ninguém precisa ser muito extrovertido, nem é necessário que se seja um bom argumentador para dar um bom testemunho de Cristo; mas precisamos conhecer bem os versículos-chave, para que nosso testemunho do evangelho seja realmente proveitoso.
A primeira vez que vi realmente o valor de se ter a Palavra gravada na mente, foi quando ouvi o testemunho de um ex-marinheiro de um submarino, de nome Rosenberger. Este jovem convertera-se do judaísmo, e relatou que antes de ser crente rejeitava toda e qualquer manifestação sobrenatural, e ridicularizava os cristãos abertamente. Aconteceu, porém, que um marinheiro recém-convertido foi designado para ocupar um leito vizinho ao seu e Rosenberger era obrigado a ouvi-lo decorar três versículos por semana, hábito que adquirira com seus amigos do grupo "Navegadores", pouco antes de partir para o Pacifico. O jovem não conhecia nenhum argumento bíblico para responder aos insultos e ironias de Rosenberger. Tudo que sabia eram os versículos bíblicos. Assim, toda a vez que Rosenberger lhe dizia alguma coisa, ele respondia: "A Bíblia diz o seguinte..." e citava-lhe uma passagem das Escrituras. Rosenberger só resistiu a este tratamento por dez meses, e afinal curvou-se diante da graça perdoadora de Deus. O Pai celeste diz de sua Palavra: "...a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz..." (Is 55:11.) Ele não faz a mesma promessa com relação às nossas palavras.
Um crente que sai para testemunhar sem estar munido da Palavra de Deus, é como um soldado que vai para a guerra desarmado.

4. Acelera o processo de desenvolvimento pessoal
Todos os crentes são chamados a se "transformarem", isto é, a serem uma "nova criatura" (2 Co. 5:17). Isto não acontece da noite para o dia – resulta de um processo de desenvolvimento. A memorização das Escrituras irá acelerar este processo de maneira notável, pois o segredo da transformação é a renovação da mente (Rm. 12:2) através da Palavra de Deus. Quanto maior for o número de textos que aprendermos e incorporarmos à nossa vida, tanto mais rápido conformaremos nossa vida à sabedoria de Deus ensinada na Bíblia.
Esta renovação da mente pela memorização da Palavra é grandemente proveitosa para a transformação de nossa vida mental. A maioria das pessoas têm que lutar muito para se manter livre de pensamentos impuros e imaginação maldosa. A memorização das Escrituras fornece-lhes algo de positivo para pensar, em vez de apenas lutarem contra os pensamentos perniciosos. Esta mesma prática provou-se valiosa para aqueles que têm que resguardar a mente de pensamentos de inveja, ressentimentos, vingança e outros, que são contrários à vontade de Deus para nossa mente.

5. Ajuda-nos a descobrir a vontade de Deus para nossa vida
Muitas vezes temos que tomar decisões súbitas, e não temos tempo de recorrer à Bíblia ou ao nosso caderno de apontamentos. Tendo um bom conjunto de versos registrados na memória, será muito mais fácil tomar a decisão acertada.

6. Auxilia-nos no estudo de outros textos bíblicos
O melhor comentário bíblico é a própria Bíblia. Quanto maior for o número de versos-chave que tivermos gravados na mente, mais fácil nos será entender os versículos bíblicos, à luz de outros textos. Os crentes novos, em geral, passam muito tempo lendo comentários bíblicos. Mas depois que decoramos textos bíblicos vemos que precisaremos consultar os comentários com menos freqüência, e recorreremos a eles apenas quando estivermos diante de uma passagem mais difícil, ou então quando nos prepararmos para falar em público.

7. Prepara-nos para servirmos a Deus de modo ilimitado
Já observei, através dos anos, que muitos formandos de nossas faculdades acabam dedicando-se a uma profissão completamente diversa daquela para a qual se graduaram. A razão disso é que muitos dos currículos de nossas escolas, principalmente das escolas cristãs, proporcionam ao aluno uma base bem ampla, com a qual ele pode lançar-se em várias carreiras. A porta da oportunidade, em geral, abre-se para as pessoas que já estão engajadas em atividades nas quais são bem sucedidas. O curso da escola fornece-lhe a base sobre a qual ele se apóia para ser profissionalmente flexível. A memorização das Escrituras faz a mesma coisa para o crente. Quase não há limites para o potencial do filho de Deus que possui um bom conhecimento mental da Bíblia.


(Créditos do texto, devidamente mencionados no início da postagem            ...segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30 dicas para Vencer (Em nome de Jesus)

1.Pense da forma como Deus pensa. (1 Coríntios 2:9), O que ninguém viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam.


2.Desenvolva uma visão de Vitória. (Isaias 43:19) Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.


3.Tenha um plano.(Provérbios 16:3). Peça a Deus que ele abençoe seus planos e eles darão certo.


4.Declare o que você busca.(Isaias 45:21).Falem logo e apresentem suas razões, consultem uns aos outros, se quiserem.


5.Permaneça forte mesmo nas adversidades. (Efésios 6:13) Por isso peguem agora a armadura que Deus lhe dá. Assim quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.


6.Esteja sempre alegre. (Neemias 8:10) Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus, portanto, não fiquem tristes.


7.Você foi escolhido. (Jeremias 1:5) Antes do seu nascimento, quanto você ainda estava no ventre da sua mãe.


8.Conquiste a vitória. (Filipenses 3:13-14) É claro , irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está a minha frente. Corro direto para a linha de chegada, a fim de conseguir o prêmio da vitória.


9.Tenha a atitude de gratidão.(Efésios 4:29) Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam.


10.Supere os obstáculos. (I Coríntios 16:9) Pois encontrei aqui ótimas oportunidades para um grande e proveitoso trabalho.


11.Declare bênçãos.(Números 6:24-26) Que o SENHOR os abençoe e os guarde, que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia. que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.


12.Desenvolva a mentalidade de recuperação. (Joel 2:25-26) Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos destruíram as colheitas.


13.Mantenha o foco no futuro. (Hebreus 10:35). Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa.


14.Alimente sua fé.(1 João 5:4). Porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos vitória sobre o mundo.


15.Viva para caridade.(Lucas 6:38). Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos.


16. Viva pelo Espírito Santo. (Gálatas 5:16).Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.


17.Libere o passado (Filipenses 3:13-14) É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço tudo aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória.


18.Filtre seus pensamentos (Salmos 101:4) Afastarei de mim pensamentos desonestos e não terei nada a ver com a maldade.


19.Fique firme. (Êxodo, 14:13)Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje.


20.Harmonize sua vida. (Sabedoria de Salomão 1:6) A Sabedoria é um espírito que ama a humanidade e ela não perdoa a pessoa que diz blasfêmias. Pois Deus vê os sentimentos mais íntimos de todos, ele conhece bem o que as pessoas pensam.


21. Espere bênçãos. (Salmos 84:12) o SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.


22.Perdoe dores passadas. (Efésios 4:31-32). Abandonem toda a amargura, todo ódio e toda raiva. Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo , perdoou vocês.


23.Cuide de sua imagem. (Provérbios 23:7). Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso.


24.Evite coisas más. (Tiago 3:16-17) Pois onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu ;e antes de tudo pura , e é também pacífica, bondosa e amigável.


25.Descanse e aguarde (Habacuque 2:3). Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo, portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato.


26.Espere o melhor de Deus. (Isaias 40:31). Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.


27. Seja você mesmo (Efésios 2:10) Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Jesus Cristo, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.


28. Deixe Deus ser sua defesa. (Hebreus 10:30). O SENHOR julgará o seu povo.


29.Seja vigilante. (Provérbios 4:23). Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.


30.Louve a Deus. (Salmos 44:7-8) não é no meu arco que eu confio, e não é a minha espada que me dá a vitória, pois foste tu que me livras-te dos nossos inimigos e venceste aqueles que nos odeiam. Nós te louvaremos o dia todo; nós te somos gratos para sempre.


Autor desconhecido

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...