quarta-feira, 28 de julho de 2010

COMO ESTUDAR A BÍBLIA SOZINHO (Parte XI) AS PRIORIDADES NO ESTUDO BÍBLICO

(Publicação de postagens maravilhosas do livro "Como Estudar a Bíblia Sózinho", de Tim Lahaye, o famoso escritor de "Deixados para trás". Postarei em partes, como um verdadeiro curso, não muito extenso, como o livro. De agradável leitura, muito útil, nos trará muitas inspirações e bençãos)


AS PRIORIDADES NO ESTUDO BÍBLICO

O simples fato de falarmos em estudo bíblico pode assustar algumas pessoas, pois não saberão o que fazer. Vamos considerar aqui sete dos melhores métodos, e eu gostaria de apresentá-los em ordem de importância. Sugerimos que o leitor siga a ordem aqui apresentada, começando com o número dois.

1. Estudar a Bíblia como um todo
Já vimos que a Bíblia é uma biblioteca de sessenta e seis livros, cada um deles escrito com uma finalidade especifica, mas todos com uma mensagem geral de Deus para o homem. É muito importante que tenhamos uma visão geral do todo da Palavra de Deus, para que os outros métodos aqui apresentados possam ser examinados à luz do todo. O leitor verá que esta visão geral resultará naturalmente deste programa trienal de leitura, que esboçamos no capítulo anterior.

2. Estudar a Bíblia livro por livro
O melhor estudo bíblico é o que é feito do modo que a Bíblia foi escrita, cada livro separadamente. Como já vimos, cada volume foi escrito para uma certa igreja, grupo de pessoas, ou para indivíduos. A maioria deles foi escrita em forma de carta, e, provavelmente, seu autor não tinha a mínima idéia de que ele iria tornar-se uma mensagem eterna, que seria estudada por milhões de pessoas. Mas, naturalmente, Deus sabia disso, e estava ciente também de que os problemas básicos, preceitos e lições ali contidos seriam úteis para a humanidade tanto no momento em que foram escritos, como daí a dois milênios.

ESCOLHER O LIVRO CERTO PARA ESTUDAR

É muito importante escolher o livro adequado para estudarmos, principalmente nos primeiros dias do programa, pois se fizermos uma escolha inadequada, poderemos perder o ânimo. As sugestões que apresentamos a seguir podem servir de orientação para se fazer a escolha certa.
1. Escolher um livro pequeno, de quatro a seis capítulos. Obviamente é muito mais difícil conseguir-se uma visão geral dos vinte e oito capítulos de Atos ou Mateus, que dos quatro capítulos de Filipenses ou Colossenses.
2. Escolher um livro fácil. Devemos reconhecer que alguns livros da Bíblia são mais fáceis de entender do que outros. Apocalipse, 1 Pedro, Hebreus e Romanos, por exemplo, são muito mais complexos que 1 João, 1 Tessalonicenses ou o Evangelho de João, e, portanto, não é muito aconselhável começar por eles. Muitas das perguntas que fatalmente surgirão na leitura desses livros mais difíceis, serão respondidas naturalmente, depois que lermos um dos mais fáceis.
3. Escolher um livro que seja bem prático para os dias atuais, um livro do qual possamos nos beneficiar espiritualmente, enquanto o estudamos. É certo que toda escritora é proveitosa, mas alguns trechos são mais proveitosos que outros, principalmente levando-se em conta nosso estágio de desenvolvimento na vida cristã. Os livros sugeridos para leitura seriam uma boa ordem para se seguir (ver as páginas 43 e 44).

REPETIR AS LEITURAS

Depois de escolher o livro, o importante, a seguir, é procurar conhecer bem o seu conteúdo. Para quem gosta de ler, isto não será muito difícil. Tudo que se têm a fazer é lê-lo umas dez ou doze vezes, em uma assentada. Naturalmente isto tomará algum tempo, mais do que sugerimos no início. Mas ficaremos admirados de ver o proveito que tiraremos disso, e quanta este estudo significará para nós, se dedicarmos a ele umas três ou quatro horas. Outra prática muito proveitosa é começar o estudo de um livro logo depois de termos terminado a leitura dele, duas ou três vezes durante o momento devocional, coma já sugerimos anteriormente. Somente depois de várias leituras é que começaremos a ver as várias partes do livro se delinearem em nossa mente, e enxergar as várias linhas de pensamento que o cortam do princípio ao fim.

PERGUNTAS BÁSICAS

Depois de ler o livro pelo menos uma dúzia de vezes, estamos prontos para começar a responder algumas perguntas básicas, que ampliarão nosso conhecimento do conteúdo do livro. Foi para este propósito que preparamos a seguinte lista de perguntas:
I. Qual o autor do livro?
2. Quais as circunstâncias em que ele o escreveu?
3. Para quem a obra foi escrita?
4. Dizer alguma coisa a respeito das pessoas a quem foi dirigido.
5. Onde foi escrito?
6. Quando foi escrito?
7. Por que foi escrito?
8. Quais são os principais problemas abordados?
9. Que soluções são apresentadas?
10. Qual era o significado central de tais coisas naqueles dias?
11. Qual é o significado delas para nós hoje?
12. Comentários adicionais
Na p. 63 (clique aqui) damos uma amostra de um questionário para estudos que caberá num caderno de tamanho médio. No último capítulo apresentamos várias outras páginas para seu uso. Este questionário é muito prático para esta fase do estudo bíblico. Depois de completo, será uma boa fonte de consulta para revisão do estudo, no futuro.

ESBOÇO DO LIVRO

Depois de responder as perguntas acima, estamos prontos para fazer o esboço do livro. Para isto, é preciso que o tenhamos lido todo, várias vezes, para conhecer claramente o seu tema central ou objetivo do autor. A seguir sintetizamos o pensamento central em uma sentença, e a escrevemos na linha designada, no questionário do estudo bíblico. Depois, procuramos um ou dois versículos que possam ser considerados os versos-chave do livro, e os copiamos na linha designada para isso.
Ao fazer o esboço, será interessante preparar primeiro um rascunho, pois podemos desejar modificar alguma coisa. Procurar os temas principais que deverão ser de três a cinco pontos nos livros menores. Não nos deixemos orientar pelas divisões de capítulos que há na Bíblia. Elas não foram feitas pelos autores originais. Na verdade, só foram aplicadas no século XIV da era cristã, e foram feitas um pouco apressadamente. Portanto, algumas dessas divisões deixam muito a desejar. Ao examiná-las mais detidamente, veremos que há casos em que dois ou três capítulos de um livro discorrem sobre um mesmo assunto, como por exemplo os capítulos 12, 13 e 14 de 1 Coríntios que falam sobre os dons espirituais.
Depois de encontrar as divisões principais do esboço, nós as escrevemos na folha, deixando espaço para os subpontos, que acrescentaremos mais tarde. É bom apresentar um versículo apropriado para cada ponto e subponto.
Sempre que possível, devemos tentar harmonizar o estudo da Bíblia livro por livro com o programa de leitura mencionado anteriormente – ler um livro todo, todos os dias, durante trinta dias. Assim, não somente nós o teremos lido trinta vezes, devocionalmente, mas também o teremos estudado até obtermos um conhecimento prático, de modo que, no futuro, com apenas revisões ocasionais de nossas notas, poderemos guardar a maioria de seus ensinamentos principais para toda a vida.



Estudo de Livros

Nome do livro .........................................................................................
Quantas vezes foi lido?................... Data ...............................................
1. Nome do autor....................................................................................
2. Quais as circunstâncias em quo o autor escreveu este livro? ............
.................................................................................................................
3. Para quem a obra foi escrita?.............................................................
4. Dizer alguma coisa a respeito das pessoas a quem foi dirigido.........
.................................................................................................................
5. Onde foi escrito? ...............................................................................
6. Quando foi escrito? ...........................................................................
7. Por que foi escrito?.............................................................................
8. Quais são os principais problemas abordados? .................................
.................................................................................................................
9. Que soluções são apresentadas? ........................................................
.................................................................................................................
10. Qual era o significado central de tais coisas naqueles dias? ............
.................................................................................................................
11. Qual o significado delas para nós hoje?............................................
12. Comentários adicionais ....................................................................
.................................................................................................................
.................................................................................................................

Estudo de Livros

Nome do livro...........................................Data ......................................
Tema principal ........................................................................................
Versículo-chave.......................................................................................
Esboço ....................................................................................................
.................................................................................................................
.................................................................................................................



(Créditos do texto, devidamente mencionados no início da postagem            ...segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30 dicas para Vencer (Em nome de Jesus)

1.Pense da forma como Deus pensa. (1 Coríntios 2:9), O que ninguém viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam.


2.Desenvolva uma visão de Vitória. (Isaias 43:19) Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.


3.Tenha um plano.(Provérbios 16:3). Peça a Deus que ele abençoe seus planos e eles darão certo.


4.Declare o que você busca.(Isaias 45:21).Falem logo e apresentem suas razões, consultem uns aos outros, se quiserem.


5.Permaneça forte mesmo nas adversidades. (Efésios 6:13) Por isso peguem agora a armadura que Deus lhe dá. Assim quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.


6.Esteja sempre alegre. (Neemias 8:10) Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus, portanto, não fiquem tristes.


7.Você foi escolhido. (Jeremias 1:5) Antes do seu nascimento, quanto você ainda estava no ventre da sua mãe.


8.Conquiste a vitória. (Filipenses 3:13-14) É claro , irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está a minha frente. Corro direto para a linha de chegada, a fim de conseguir o prêmio da vitória.


9.Tenha a atitude de gratidão.(Efésios 4:29) Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam.


10.Supere os obstáculos. (I Coríntios 16:9) Pois encontrei aqui ótimas oportunidades para um grande e proveitoso trabalho.


11.Declare bênçãos.(Números 6:24-26) Que o SENHOR os abençoe e os guarde, que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia. que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.


12.Desenvolva a mentalidade de recuperação. (Joel 2:25-26) Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos destruíram as colheitas.


13.Mantenha o foco no futuro. (Hebreus 10:35). Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa.


14.Alimente sua fé.(1 João 5:4). Porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos vitória sobre o mundo.


15.Viva para caridade.(Lucas 6:38). Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos.


16. Viva pelo Espírito Santo. (Gálatas 5:16).Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.


17.Libere o passado (Filipenses 3:13-14) É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço tudo aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória.


18.Filtre seus pensamentos (Salmos 101:4) Afastarei de mim pensamentos desonestos e não terei nada a ver com a maldade.


19.Fique firme. (Êxodo, 14:13)Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje.


20.Harmonize sua vida. (Sabedoria de Salomão 1:6) A Sabedoria é um espírito que ama a humanidade e ela não perdoa a pessoa que diz blasfêmias. Pois Deus vê os sentimentos mais íntimos de todos, ele conhece bem o que as pessoas pensam.


21. Espere bênçãos. (Salmos 84:12) o SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.


22.Perdoe dores passadas. (Efésios 4:31-32). Abandonem toda a amargura, todo ódio e toda raiva. Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo , perdoou vocês.


23.Cuide de sua imagem. (Provérbios 23:7). Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso.


24.Evite coisas más. (Tiago 3:16-17) Pois onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu ;e antes de tudo pura , e é também pacífica, bondosa e amigável.


25.Descanse e aguarde (Habacuque 2:3). Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo, portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato.


26.Espere o melhor de Deus. (Isaias 40:31). Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.


27. Seja você mesmo (Efésios 2:10) Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Jesus Cristo, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.


28. Deixe Deus ser sua defesa. (Hebreus 10:30). O SENHOR julgará o seu povo.


29.Seja vigilante. (Provérbios 4:23). Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.


30.Louve a Deus. (Salmos 44:7-8) não é no meu arco que eu confio, e não é a minha espada que me dá a vitória, pois foste tu que me livras-te dos nossos inimigos e venceste aqueles que nos odeiam. Nós te louvaremos o dia todo; nós te somos gratos para sempre.


Autor desconhecido

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...