sexta-feira, 23 de julho de 2010

COMO ESTUDAR A BÍBLIA SOZINHO (Parte IX) A ESTRUTURA DA BÍBLIA

(Publicação de postagens maravilhosas do livro "Como Estudar a Bíblia Sózinho", de Tim Lahaye, o famoso escritor de "Deixados para trás". Postarei em partes, como um verdadeiro curso, não muito extenso, como o livro. De agradável leitura, muito útil, nos trará muitas inspirações e bençãos)

A ESTRUTURA DA BÍBLIA

Um dos fatos mais incríveis com relação à Bíblia, é sua notável estrutura. Nenhum livro escrito por um homem poderia ter sido formulado deste modo, pois ela não foi feita por uma só pessoa, mas por mais de quarenta, e durante um período de cerca de 1600 anos. Contudo, ela revela, indiscutivelmente, a presença de uma única mente formadora. Isto só pode ser explicado pelo fato de Deus haver se revelado a esses escritores, durante a vida de cada um deles. A maioria deles não conheceu os outros, e muitos nunca chegaram a saber que os outros livros foram escritos. Entretanto, quando os sessenta e seis livros da biblioteca de Deus foram reunidos, passaram a formar um todo harmônico.     Não será difícil entendermos esta unidade de propósito, se nos lembrarmos de que aqueles homens não falavam de si mesmos, mas que era Deus quem falava através deles. Vejamos o testemunho de alguns deles.

Moisés: "Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros." (Êx. 3.14.) 

Josué: "Sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:" (Js 1:1)

Samuel: "Disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma cousa em Israel, a qual todo que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos." (I Sm 3:11.) 

Davi: "O Espírito do Senhor fala par meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua." (2 Sm 23.2.) 

Jeremias: "Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo... Porque assim diz o Senhor: Não entres na casa do luto, não vás a lamentá-los, nem te compadeças deles; porque deste povo retirei a minha paz, diz o Senhor, a benignidade e a misericórdia... 

Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar neste lugar perante vós, e em vossos dias, a voz de regozijo e a voz de alegria, o canto do noivo e o da noiva... Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Tão certo como vive o Senhor que fez subir os filhos de Israel do Egito." (Jr 16-1, 5, 9, 14.) 

Os trinta e nove livros do Velho Testamento foram escritos em hebraico por trinta e dois homens ou mais, os quais provinham de ambientes diferentes, e diferiam entre si em grau de instrução e ocupação. Entre eles contavam-se sacerdotes, profetas, juízes, reis e pastores, e viveram num período de 1600 anos.    Uma das primeiras coisas que devemos fazer no estudo da Palavra de Deus é decorar os livros da Bíblia, em suas divisões. Isto nos será de grande valia quando precisarmos localizar determinados textos das Escrituras, ou quando conversarmos a respeito de qualquer parte, ou ouvirmos alguma pregação, pois este conhecimento nos capacitará a comparar texto com texto.

Os livros da Bíblia ma foram escritos na ordem em que estão dispostos, mas esta divisão foi estabelecida mais tarde, para atender a uma questão de conveniência. Os judeus têm apenas vinte e dais livros em suas Escrituras, pois reuniram os livros de 1 e 2 Reis, Neemias, Ester e outros, mas o conteúdo é exatamente o de nossos trinta e nave livros.
No Novo Testamento são feitas várias referências às Escrituras que são chamadas de "Moisés e os profetas". Esta denominação, então, divide os livros do Velho Testamento em dois grupos apenas: os cinco livros de Moisés, que chamamos "livros da lei", estariam em um grupo; os restantes formariam outro grupo, chamado "os profetas", pois, de certa forma, todos os escritores eram profetas ou mensageiros de Deus. Contudo, a nossa divisão em cinco grupos facilita mais a associação de cada grupo ao todo. Damos a seguir alguns esclarecimentos que ajudarão o leitor a conhecer bem cada um desses grupos.

Livros da Lei
Estes livros são, par vezes, chamados de Pentateuco, ou os cinco livros de Moisés. Os judeus chamam-nos de "Tora", que significa "Lei". Consideram estes livros mais inspirados que os outros do Velho Testamento, mas não fazemos tal distinção. Os primeiros seis capítulos de Gênesis constituem uma das mais sublimes peças de literatura de todo o mundo, e tratam da criação do universo, a origem do homem, a queda, e as condições de vida e comportamento humano que levaram a um dilúvio de âmbito mundial. Logicamente, Deus não nos revela muito daquele período de 1600 anos que vai de Adão até Noé, pois está todo resumido em apenas seis capítulos. Isto se acha em flagrante contraste com os outros 923 capítulos do Velho Testamento que cobrem um período de apenas dois mil anos da história de Israel, isto é, de Noé a Malaquias. Neles está registrada a vida de muitos homens, entre eles Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, e muitos outros.

Neste grupo de livros, encontramos a história do homem, a formação e estabelecimento da nação de Israel como "o povo escolhido", seus quarenta anos de peregrinações pelo deserto, a instituição da Lei e as instruções especiais de Deus ao povo. Estes livros antigos se contam entre os mais velhos escritos da humanidade, e contêm ensinamentos bastante singulares. Eles se chocam com os primitivos conceitos e padrões humanos, mas partiram de um nível tão sublime, que ainda não foram ultrapassados em matéria de literatura, como naturalmente seria de se esperar em um livro da autoria do próprio Deus.

Livros Históricos
Os doze livros que se seguem cobrem cerca de 1100 anos. Vão desde a entrada na terra prometida, sob a direção de Josué, até ao retomo e posse parcial da terra, após o exílio na Babilônia. Nesse grupo encontramos as empolgantes narrativas acerca de juízes coma Gideão e Sansão; de reis como Saul, Davi, Salomão e muitos outros. De modo real, eles mostram o cumprimento da profecia de Deus a Israel, em Deuteronômio 28: se eles o obedecessem, seriam abençoados, mas, se desobedecessem, seriam amaldiçoados. Como vemos claramente nos livros históricos, as épocas de bênção em Israel seguiram a sua obediência a Deus, e os períodos de sofrimento e infelicidade vinham logo depois dos anos de desobediência.

Uma das coisas que gostaremos de ver nesta divisão são as pessoas que Deus levantou em períodos críticos da História. Tal fato nos revela que o Senhor está realmente desejoso de usar os homens, e ensina também que ele é fiel aos indivíduos que o obedecem. No Novo Testamento, encontramos vários apelos a que leiamos este relacionamento de Deus com os homens, pois representam exemplos de como ele quer operar em nossa vida, na atualidade.

Livros Poéticos ou de Sabedoria
Já mencionamos anteriormente a importância do estudo dos livros de sabedoria da Bíblia, portanto não voltaremos a repetir o assunto. Mas estes princípios eternos nos orientam para obter sucesso e bênçãos na vida diária, a despeito das circunstâncias políticas ou religiosas que nos cercam. Alguns estudiosos da Bíblia chamam este grupo de "Livros Poéticos", por serem escritos, em grande parte, sob forma poética, principalmente os Salmos e Provérbios. É por esta razão que, como veremos, alguns dos autores bíblicos repetem na segunda parte de um verso o que já disseram na primeira. Isto é chamado de "paralelismo hebraico", e geralmente servem para ampliar a idéia exposta na declaração inicial. Depois que nos acostumamos com essa construção, passamos a apreciá-lo melhor. Conheço várias pessoas que lêem um salmo e um capítulo de Provérbios diariamente.

Os outros três livros deste grupo devem ser lidos com certos cuidados. O livro de Jó contem alguns conceitos errôneos que não podem ser considerados como verdades divinas, mas apenas como uma tentativa humana de explicar o sofrimento de forma filosófica, à parte da revelação de Deus. Se conservarmos sempre em mente os fatos gerais da narrativa, não haverá problemas.

O Eclesiastes já é diferente. Ele expõe as frustrações de Salomão, no fim de sua vida, depois de haver voltado as costas para Deus, e estar desobedecendo os princípios divinos que conhecia tão bem. Nunca devemos nortear nossos atos pelas conclusões humanísticas deste rei apóstata, a menos que seja para reconhecer a inutilidade dos esforços humanos, quando o homem se desliga de Deus.

O livro de Cantares contem a narrativa franca das belezas do amor conjugal. Mostra que Deus criou o sexo para o prazer e o amor conjugal.

Profetas Maiores
Os quatro homens que escreveram os livros agrupados sob a designação de "Profetas Maiores" forma os mais notáveis profetas de toda a história de Israel.
Isaías chamou ao arrependimento o reino de Judá, o que salvou o país da punição divina, adiando o castigo par 130 anos. Jeremias tentou fazer o mesmo, em seus dias, mas sua mensagem foi rejeitada. Seu livrete, Lamentações de Jeremias, contém seu triste lamento por terem sido desnecessariamente destruídas a grande cidade de Jerusalém e a nação judaica, como resultado de haverem rejeitado a Deus.
Ezequiel e Daniel foram levados cativos para a Babilônia, e profetizaram a futura restauração de Israel, antes da primeira vinda de Cristo, e também nos "últimos dias". O livro de Daniel é considerado um dos mais notáveis do Velho Testamento, e é comparado ao livro de Apocalipse do Novo Testamento.

Profetas Menores
Os doze profetas menores foram homens que Deus levantou em momentos críticos da história de Israel, para chamar o povo de volta ao Senhor. São chamados de "menores" porque seus livros são menos extensos. Embora suas mensagens sejam bem específicas para determinadas pessoas, podemos encontrar muitas lições nestes pequeninos livros.


(Créditos do texto, devidamente mencionados no início da postagem ...segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30 dicas para Vencer (Em nome de Jesus)

1.Pense da forma como Deus pensa. (1 Coríntios 2:9), O que ninguém viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam.


2.Desenvolva uma visão de Vitória. (Isaias 43:19) Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.


3.Tenha um plano.(Provérbios 16:3). Peça a Deus que ele abençoe seus planos e eles darão certo.


4.Declare o que você busca.(Isaias 45:21).Falem logo e apresentem suas razões, consultem uns aos outros, se quiserem.


5.Permaneça forte mesmo nas adversidades. (Efésios 6:13) Por isso peguem agora a armadura que Deus lhe dá. Assim quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.


6.Esteja sempre alegre. (Neemias 8:10) Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus, portanto, não fiquem tristes.


7.Você foi escolhido. (Jeremias 1:5) Antes do seu nascimento, quanto você ainda estava no ventre da sua mãe.


8.Conquiste a vitória. (Filipenses 3:13-14) É claro , irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está a minha frente. Corro direto para a linha de chegada, a fim de conseguir o prêmio da vitória.


9.Tenha a atitude de gratidão.(Efésios 4:29) Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam.


10.Supere os obstáculos. (I Coríntios 16:9) Pois encontrei aqui ótimas oportunidades para um grande e proveitoso trabalho.


11.Declare bênçãos.(Números 6:24-26) Que o SENHOR os abençoe e os guarde, que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia. que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.


12.Desenvolva a mentalidade de recuperação. (Joel 2:25-26) Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos destruíram as colheitas.


13.Mantenha o foco no futuro. (Hebreus 10:35). Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa.


14.Alimente sua fé.(1 João 5:4). Porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos vitória sobre o mundo.


15.Viva para caridade.(Lucas 6:38). Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos.


16. Viva pelo Espírito Santo. (Gálatas 5:16).Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.


17.Libere o passado (Filipenses 3:13-14) É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço tudo aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória.


18.Filtre seus pensamentos (Salmos 101:4) Afastarei de mim pensamentos desonestos e não terei nada a ver com a maldade.


19.Fique firme. (Êxodo, 14:13)Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje.


20.Harmonize sua vida. (Sabedoria de Salomão 1:6) A Sabedoria é um espírito que ama a humanidade e ela não perdoa a pessoa que diz blasfêmias. Pois Deus vê os sentimentos mais íntimos de todos, ele conhece bem o que as pessoas pensam.


21. Espere bênçãos. (Salmos 84:12) o SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.


22.Perdoe dores passadas. (Efésios 4:31-32). Abandonem toda a amargura, todo ódio e toda raiva. Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo , perdoou vocês.


23.Cuide de sua imagem. (Provérbios 23:7). Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso.


24.Evite coisas más. (Tiago 3:16-17) Pois onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu ;e antes de tudo pura , e é também pacífica, bondosa e amigável.


25.Descanse e aguarde (Habacuque 2:3). Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo, portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato.


26.Espere o melhor de Deus. (Isaias 40:31). Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.


27. Seja você mesmo (Efésios 2:10) Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Jesus Cristo, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.


28. Deixe Deus ser sua defesa. (Hebreus 10:30). O SENHOR julgará o seu povo.


29.Seja vigilante. (Provérbios 4:23). Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.


30.Louve a Deus. (Salmos 44:7-8) não é no meu arco que eu confio, e não é a minha espada que me dá a vitória, pois foste tu que me livras-te dos nossos inimigos e venceste aqueles que nos odeiam. Nós te louvaremos o dia todo; nós te somos gratos para sempre.


Autor desconhecido

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...