quinta-feira, 27 de maio de 2010

BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS


"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus."
(Está em - Provérbios Cap. 2 Vers. 4-5 - Bíblia Sagrada)

A Bíblia, apesar de ter sido escrita por vários homens, foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus. Ela deve ser, o livro que mais gostamos de ler, pois ela é a Palavra de Deus. Além de ser o livro da vida ela é a melhor conselheira, e deve estar sempre conosco nos bons e maus momentos da vida.

A verdade sobre Deus e sobre o nosso Salvador Jesus Cristo está na Bíblia. Por isso, devemos amar, ler e obedecer a Palavra de Deus.

A Bíblia é, realmente, um livro que nos transforma, que nos dá conhecimento e sabedoria.


O TESOURO DA PALAVRA DE DEUS

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."
(Está em - Provérbios Cap. 2 Vers. 6  - Bíblia Sagrada)

"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus."
(Está em - Provérbios Cap. 2 Vers. 4 e 5  - Bíblia Sagrada)

Vejam que é Salomão, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, que diz que "a Palavra de Deus é verdadeiramente um tesouro."

Mas por que, então, considerarmos a Palavra de Deus como um tesouro?

Por dois motivos:

1- Porque a Bíblia vem de Deus;
2- Porque a Bíblia faz você crescer na semelhança com Cristo.

1- A Bíblia vem de Deus

De acordo com 2Timóteo Cap. 3 Vers. 16, a própria Bíblia diz que "Toda a Escritura é divinamente inspirada..." Isto significa que Deus usou pessoas para transmitir tudo o que Ele queria nos dizer. Nela existe, então, uma sólida sabedoria para toda a nossa vida. Ela nunca muda, é sempre verdadeira, pois é a Palavra de Deus.

"Na Bíblia, você e eu temos orientação para todas as nossas necessidades, para todos os assuntos, para todos os dias e para sempre."

Como você vê a sua Bíblia?

Como a Palavra de Deus?
Você a lê todos os dias?
Você ama e lê a Palavra de Deus ou a acha um tanto quanto enfadonha?

Se você não tem lido a sua Bíblia, ou se, ultimamente, você anda desencorajada para lê-la, então, apanhe a sua Bíblia e leia-a para não fazer a vontade do inimigo de nossas almas, que nos quer ver derrotadas e sem ler a Palavra do nosso Deus.

Mergulhe de corpo e alma na Palavra de Deus. E ore enquanto você lê. Comprometa-se novamente com o seu crescimento espiritual, com a sua beleza interior, com a prática de ler a sua Bíblia. A Palavra de Deus irá fazer toda a diferença do mundo... em todas as áreas da sua vida e em todas as suas necessidades."

2 - A Bíblia faz você crescer na semelhança com Cristo

Vejam que versículo maravilhoso encontrado em 2 Corintios Cap. 3 Vers. 18: "Mas todos nós com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

Você não quer crescer na semelhança com Cristo?
Eu quero! E por isso leio e releio a Palavra de Deus, diariamente, a fim de que possa ter Cristo como modelo em minha vida.
Sei que jamais serei semelhante a Cristo mas procurarei sempre tê-Lo como modelo e colocarei a Seus pés toda a minha pequenez. E orarei para que Ele me ajude a fazer o que é certo e procurarei sempre agradá-Lo em tudo que eu fizer.

O simples hábito de ler a sua Bíblia é tão gratificante e transformador que você desejará fazer isso por toda a sua vida... o que representará uma vida de crescimento espiritual, crescimento em Cristo e na beleza da semelhança com Ele, e crescimento em sabedoria.

O que é necessário fazer para que eu e você nos convençamos da importância de lermos a Bíblia para nos tornarmos pessoas sábias, virtuosas, belas aos olhos de Deus e segundo o Seu coração?

Os mineiros escavam procurando ouro, prata e pedras preciosas e nós, filhas de Deus, devemos fazer como eles ao esmiuçar a Palavra de Deus procurando tesouros escondidos nela. Podemos também fazer como os bereanos como nos mostra Atos Cap. 17 Vers. 11 que diz: "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
A riqueza espiritual que existe na Bíblia deve ser procurada como se procura um tesouro raro. E, logo que o achamos, devemos encravá-lo em nosso coração.

Descobrindo o Tesouro da Sabedoria de Deus

Podemos traçar o mapa deste tão precioso tesouro (a Bíblia). Sigamos alguns passos e, então, veremos quão maravilhosa e quão preciosa, mais do que o ouro, a prata e as pedras preciosas, é a Palavra de Deus.

Passo 1 - LEIA-A.
Comece lendo todo o Novo Testamento, ou leia Provérbios ou qualquer outro livro da Bíblia que, em seu coração, você tem vontade de ler. Não deixe passar nem um só dia sem ler a Palavra de Deus.
Vença o inimigo, derrube-o e leia a Bíblia mesmo se não estiver com vontade.
Não faça do seu tempo com a Bíblia um sacrifício. Apenas sente-se, abra a sua Bíblia e leia. Ou leve-a ao consultório médico, ao cabeleireiro, ao parque, ou leia-a no avião... [leia]... a Palavra de Deus, onde quer que você esteja.

Passo 2 - ESTUDE-A.
Quando lemos e relemos a Bíblia começamos a fazer perguntas a nós mesmas sobre certas passagens. Ao lermos sobre as vidas de mulheres da Bíblia, muitas vezes, nos perguntamos: "Mas o que será que isso quer dizer?" Algumas vezes é necessário lermos alguns livros sobre, por exemplo, Provérbios, livros que falam das vidas das mulheres bíblicas. Comece aos poucos a ler estes livros mas dê primazia à Bíblia.

Passo 3 - OUÇA-A.
Não apenas leia a Bíblia, mas também a estude e ouça-a. Pessoas habilitadas na Palavra de Deus, pastores, professores... podem nos ajudar a abrir os olhos e os ouvido do nosso entendimento. Tenha prazer em ir aos cultos e fuja das distrações, conversas que a estão fazendo desviar do que se está ensinando. Não converse, não se levante, não saia do ambiente onde se está explanando a Palavra de Deus. Satanás é esperto e perito em distrair as pessoas para não aprenderem e nem ficarem firmes na Palavra. Não falte aos cultos, nem às aulas da Escola Dominical, pois é aí onde você pode crescer espiritualmente.
Hebreus Cap. 10 Vers. 25 diz: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns..."

Passo 4 - MEMORIZE-A.
Há algumas pessoas que dizem que não conseguem decorar versículos mas se até uma criança de três anos consegue fazer isto por que, então, eu ou você não podemos?
A Bíblia diz no Salmo Cap. 119 Vers. 11: "Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti."

Passo 5 - DEVORE-A.
Leiamos os versículos seguintes e vejamos quão importante é para a nossa vida não só ler, não só estudar, não só ouvir, não só memorizar mas também devorar a Palavra de Deus para ter uma vida espiritual saudável e madura:

*Salmo 19:10 diz que a Palavra de Deus é mais doce "do que o mel e o licor dos favos."

*Sobre a Palavra de Deus, Jeremias 15:16 diz: "Achando-se as Tuas palavras, logo as comi, e a Tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração."

* Jó 23:12 fala sobre como ele guardou a Palavra de Deus: "Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção."

A Palavra de Deus trabalha em nossas vidas a partir do nosso ser interior, indo depois para o nosso exterior.

Ao ler a Palavra de Deus quero que ela fique encravada no meu coração, para tê-la sempre comigo  aonde quer que eu vá. Que eu grave em meu coração tudo o que Deus quer eu faça, que eu pense, que eu procure.

Que o meu caminhar diário, lendo a Palavra de Deus, orando sem cessar, obedecendo aos Seus mandamentos e olhando para a eternidade, sejam feitos do fundo do meu coração e do modo que agrade Ele. Amém!

Por Valdenira Nunes de Menezes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30 dicas para Vencer (Em nome de Jesus)

1.Pense da forma como Deus pensa. (1 Coríntios 2:9), O que ninguém viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso que Deus preparou para aqueles que o amam.


2.Desenvolva uma visão de Vitória. (Isaias 43:19) Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.


3.Tenha um plano.(Provérbios 16:3). Peça a Deus que ele abençoe seus planos e eles darão certo.


4.Declare o que você busca.(Isaias 45:21).Falem logo e apresentem suas razões, consultem uns aos outros, se quiserem.


5.Permaneça forte mesmo nas adversidades. (Efésios 6:13) Por isso peguem agora a armadura que Deus lhe dá. Assim quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.


6.Esteja sempre alegre. (Neemias 8:10) Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus, portanto, não fiquem tristes.


7.Você foi escolhido. (Jeremias 1:5) Antes do seu nascimento, quanto você ainda estava no ventre da sua mãe.


8.Conquiste a vitória. (Filipenses 3:13-14) É claro , irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está a minha frente. Corro direto para a linha de chegada, a fim de conseguir o prêmio da vitória.


9.Tenha a atitude de gratidão.(Efésios 4:29) Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam.


10.Supere os obstáculos. (I Coríntios 16:9) Pois encontrei aqui ótimas oportunidades para um grande e proveitoso trabalho.


11.Declare bênçãos.(Números 6:24-26) Que o SENHOR os abençoe e os guarde, que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia. que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.


12.Desenvolva a mentalidade de recuperação. (Joel 2:25-26) Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos destruíram as colheitas.


13.Mantenha o foco no futuro. (Hebreus 10:35). Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa.


14.Alimente sua fé.(1 João 5:4). Porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos vitória sobre o mundo.


15.Viva para caridade.(Lucas 6:38). Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos.


16. Viva pelo Espírito Santo. (Gálatas 5:16).Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.


17.Libere o passado (Filipenses 3:13-14) É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço tudo aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória.


18.Filtre seus pensamentos (Salmos 101:4) Afastarei de mim pensamentos desonestos e não terei nada a ver com a maldade.


19.Fique firme. (Êxodo, 14:13)Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje.


20.Harmonize sua vida. (Sabedoria de Salomão 1:6) A Sabedoria é um espírito que ama a humanidade e ela não perdoa a pessoa que diz blasfêmias. Pois Deus vê os sentimentos mais íntimos de todos, ele conhece bem o que as pessoas pensam.


21. Espere bênçãos. (Salmos 84:12) o SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.


22.Perdoe dores passadas. (Efésios 4:31-32). Abandonem toda a amargura, todo ódio e toda raiva. Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo , perdoou vocês.


23.Cuide de sua imagem. (Provérbios 23:7). Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso.


24.Evite coisas más. (Tiago 3:16-17) Pois onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu ;e antes de tudo pura , e é também pacífica, bondosa e amigável.


25.Descanse e aguarde (Habacuque 2:3). Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo, portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato.


26.Espere o melhor de Deus. (Isaias 40:31). Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.


27. Seja você mesmo (Efésios 2:10) Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Jesus Cristo, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.


28. Deixe Deus ser sua defesa. (Hebreus 10:30). O SENHOR julgará o seu povo.


29.Seja vigilante. (Provérbios 4:23). Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.


30.Louve a Deus. (Salmos 44:7-8) não é no meu arco que eu confio, e não é a minha espada que me dá a vitória, pois foste tu que me livras-te dos nossos inimigos e venceste aqueles que nos odeiam. Nós te louvaremos o dia todo; nós te somos gratos para sempre.


Autor desconhecido

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...